segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O NOVO EDITAL DO CONCURSO DE CAMPO REDONDO

Assim como foi divulgado na última quarta-feira (14 de setembro – confira a matéria), as provas para os cargos de Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Saúde Bucal foram anuladas e será feita uma nova aplicação dessas provas.

A empresa organizadora, CONCSEL já publicou o novo edital, que indica a nova aplicação das provas para o dia 02 de
Outubro de 2011, no turno Vespertino, no horário inicial de 14.30 horas e término as 17.30 horas.

As provas serão aplicadas nas salas 301, 302, 303, 304 e 305 na Escola Estadual Aida Ramalho.

Confira o novo cronograma:

02 de outubro - Aplicação das Provas;
03 de outubro – Divulgação dos gabaritos a partir das 07 horas;
05 de outubro - Questionamento dos gabaritos até às 12 horas, endereçado a direcao@concsel.com.br
18 de outubro – Resposta aos questionamentos
24 de outubro – Divulgação do resultado final

Confira o novo edital do Concurso Público de Campo Redondo.

Confira o cartão de inscrição.

* Matéria do Blog do Wallace

ALÉM DE QUEDA, COICE: PREFEITO DEMITE TODOS OS CARGOS COMISSINADOS

O Prefeito de Campo Redondo, Carlinhos da APAMI, demitiu todos os cargos comissionados da Prefeitura Municipal.
A Portaria nº 181/2011, de 14 de setembro de 2011, publicada no Diário Oficial dos Municípios do último dia 15 atinge muitas pessoas. Somente secretários do Município são dez. Secretários adjuntos, outros dez. Assessor político, de imprensa, de cerimonial, procurador municipal, controle interno, tesoureiro, chefe dos centros, diretores de escola, vice-diretores, etc…etc…, uns vinte; dezenas de coordenadores, dezenas e dezenas de subcoordenadores. Todo este pessoal está demitido.
O mais grave é que todos foram demitidos com data retroativa a primeiro de setembro. São 15 dias trabalhados que não irão receber. Sabe-se, também, que tem secretários, principalmente, e alguns ocupantes de cargos mais chegados, que tem nestes 3 anos de administração, quatro meses acumulados sem receber.

Mas não é novidade. O prefeito já fez isso em novembro do ano passado: exonerou todo mundo, inclusive as gratificações, como se pode ver na foto abaixo.

O que muita gente se pergunta é se os atos praticados neste mês pelos secretários, principalmente, terão alguma validade. Um cheque assinado pelo secretário de finanças no dia dez terá validade se ele “está” exonerado desde o dia 1º de setembro?
Geralmente um governo exonera todos os servidores no início da administração. O atual governo municipal já fez isso 3 vezes: em 2009, em 2010, e agora em 2011. Até agora não conseguiu governar direito. Será que a partir de agora vai aprender a governar? Talvez não tenha mais tempo!
Os ocupantes de todos os cargos comissionados se já estavam desesperados por não receber em dia, agora chegaram ao limite do insuportável. Só restará aos servidores demitidos levantar as mãos para o alto e pedir a proteção de tempos melhores.
Veja abaixo a Portaria do Desemprego!
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO
GABINETE DO PREFEITO
PORTARIA Nº 181/2011-GP

Campo Redondo/ RN, em 14 de Setembro de 2011.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO / RN, no uso de suas atribuições legais,

R E S O L V E:

Art. 1º. EXONERAR todos os ocupantes de Cargos Comissionados nos termos da Lei Complementar nº 011/2009.

Art. 2º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeito retroativo à 01/09/2011, revogada as disposições em contrário.

Publique-se. Registre-se. Cumpra-se.

CARLOS ROBERTO LUCENA BARBOSA

Prefeito Municipal

Publicado por:
Adelisson Flaviery da Silva Pinheiro
Código Identificador:564A1E82

 

CAMINHÃO CARREGADO DE CARROS TOMBA E DESTRÓI OS VEÍCULOS

Acidente bloqueou faixas da Fernão Dias (Foto: N. Rodrigues/Agência Estado)

Acidente bloqueou faixas da Fernão Dias (Foto: N. Rodrigues/Agência Estado)

Um caminhão-cegonha com 11 carros tombou na tarde deste domingo (18) na Rodovia Fernão Dias, na região de Mairiporã, na Grande São Paulo. O motorista do veículo ficou levemente ferido e foi levado a hospital da cidade.

O acidente aconteceu na altura do km 74, na pista sentido Minas Gerais, por volta das 16h. Duas das três faixas ficaram bloqueadas na região até o início da noite, segundo a concessionária Autopista.

Pelo menos quatro dos veículos que eram levados pelo caminhão ficaram totalmente destruídos.

Carros ficaram totalmente destruídos (Foto: N. Rodrigues/Agência Estado)

Carros ficaram totalmente destruídos (Foto: N. Rodrigues/Agência Estado)

* Matéria do Portal Globo

INÉDITO: VEJA A PERSEGUIÇÃO DOS ASSASSINOS E OS ÚLTIMOS MINUTOS DA JUÍZA PATRÍCIA ACIOLE AINDA VIVA

CLIQUE AQUI E VEJA

A REPORTAGEM DO FANTÁSTICO

Assassinato de Patrícia Acioli foi planejado com um mês de antecedência

Veja imagens inéditas da perseguição à juíza e acompanhe os últimos momentos de Patrícia Acioli antes de ser executada.

Fórum de São Gonçalo, 11 de agosto, pouco depois das 23h. O corredor vazio é iluminado de repente por um raio de luz. Vem da sala onde funciona a 4ª Vara Criminal, ocupada durante 12 anos pela juíza Patrícia Acioli. É ela quem deixa a sala.
A juíza, que condenou mais de 60 policiais e está ameaçada de morte, vai embora sozinha depois do longo dia de trabalho. São as últimas imagens de Patrícia ainda viva. Às 23h13, ela sai da garagem do Fórum.

De lá até a casa dela, a juíza percorreu 29 quilômetros - 41 minutos passando por algumas ruas pouco iluminadas. A polícia refez esse trajeto procurando por câmeras de vigilância. Em sete pontos, essas câmeras registraram o momento em que o carro da juíza passou. As imagens mostram também que, desde que saiu do Fórum, a juíza estava sendo seguida por gente que sabe fazer isso sem chamar a atenção.
O carro vira à direita, para pegar a estrada para Niterói. E, três minutos depois, é filmado em um ponto. Logo depois, a câmera de segurança mostra uma moto, ocupada por dois homens. A juíza chega a uma rodovia e percorre quase 20 quilômetros. Foram 30 minutos até que outras câmeras filmassem o carro dela. A cena se repete: a mesma moto ainda está fazendo o trajeto seguido por Patrícia Acioli.
Em um determinado momento, é possível ver que o piloto da moto está de tênis branco e calça jeans. Os dois homens usam casacos. A motocicleta é azul. O farol da motocicleta está sempre apagado. A juíza não percebe o perigo e não se desvia do caminho que costuma fazer. Dois minutos depois, outras câmeras de segurança confirmam a perseguição.
Às 23h48, faltam quatro quilômetros para Patrícia chegar em casa. Este é o ponto fundamental para entender o plano dos assassinos. No ponto em que escolheu seguir em frente, a juíza mostrou que ia mesmo para sua casa. Era o único itinerário possível. Por isso, os assassinos deixaram de segui-la e foram na frente, para preparar a emboscada.
A câmera instalada em um ônibus mostra que pouco mais adiante a moto já havia ultrapassado o carro da juíza. Às 23h53, os homens da moto entram no condomínio onde Patrícia morava. Logo depois, ela chega. A imagem do carro passando é a última registrada antes do crime. Mas, mesmo assim, a polícia conseguiu descobrir onde os assassinos esperavam pela juíza Acioli e como ela foi morta ainda antes de o portão da casa se abrir.
A investigação policial descobriu marcas de pneu de motocicleta atrás de um dos carros que estavam estacionados na entrada da casa. Quando a juíza se aproximou da garagem, os bandidos surgiram, e o carro foi alvejado ainda em movimento. A prova: os primeiros tiros atingiram a porta da motorista da esquerda para a direita. Mas depois há marcas de tiros que entram pela janela e pela porta em linha reta. Isso porque o carro acabou parando bem ao lado dos atiradores, que descarregaram suas armas.
Os lugares em que as cápsulas foram encontradas no chão comprovam que os disparos foram feitos de muito perto. Para a polícia, um dos atiradores teria usado duas armas. As cápsulas recolhidas são de três calibres: 38 e 40, de uso padrão na polícia, e 45, de uso restrito. Munição comprada com dinheiro público.
Patrícia Acioli foi atingida por 21 tiros. A necropsia aponta como causa da morte ferimentos no pescoço e no tronco. Às 23h58 da noite, os assassinos da juíza deixam o condomínio.
Todos esses detalhes foram remontados a partir das perícias do carro, do local, e do corpo. Mas a polícia foi além. Analisou os dados de mais de três milhões de celulares que passaram pela área entre o Fórum e a casa da juíza Patrícia Acioli no prazo de um mês. E, com isso, conseguiu provar não só o envolvimento dos PMs, mas que o crime foi cuidadosamente planejado. Acostumados à impunidade, os três policiais militares tiveram a ousadia de ir pessoalmente à casa da juíza para reconhecer o terreno, exatamente um mês antes do assassinato.
Quem tramou, com tanta certeza de impunidade, a morte da juíza? Por quê? Segundo a polícia, a história começa no dia dia 3 de junho. Diego da Conceição Beliene, de 18 anos, foi morto por PMs em São Gonçalo. O caso foi registrado como auto de resistência - que é quando um suspeito resiste à prisão e enfrenta a polícia.
“Ele não estava armado. Ele tava sem camisa. Ele tava com a identidade no bolso. Onde estava essa arma então?”, questiona a mãe do Diego.
As investigações desfizeram a tese do auto de resistência. E os oito policiais militares envolvidos na morte de Diego passaram a temer que a juíza expedisse um mandado de prisão contra eles. Entre os oito, os três acusados, agora, pela morte da própria juíza.
“Eles sabiam que seriam presos em poucos dias, que estava sendo expedida a ordem de prisão por processo anterior, e aí não teriam mais tempo para a execução da vitima”, conta o delegado. A vítima: a juíza, cuja morte eles já tinham planejado, segundo a polícia.
O Fantástico mostrou, pela primeira vez, as fotos dos acusados: o tenente Daniel Santos Benitez Lopes e os cabos Jeferson de Araújo Miranda e Sérgio Costa Júnior.
Na investigação da morte de Diego, a polícia vigiava os movimentos dos três. E no dia do assassinato da juíza, antenas de empresas de telefonia captaram os sinais dos celulares de Daniel Lopes e Sérgio Costa Júnior no Fórum de São Gonçalo.
Só que antes das 23h, os celulares dos policiais foram desligados. E só foram religados quase uma hora depois de a juíza ter sido executada. A partir daí, a polícia começou a rastrear dados dos celulares do PMs nos dias anteriores ao crime.
No dia 11 de julho - exatamente um mês antes do crime -, os registros mostram a movimentação deles. Jeferson de Araújo e Sérgio Costa Júnior estavam juntos em Niterói. Eles ligaram para Daniel Lopes, que estava na Zona Sul do Rio de Janeiro e foi encontrá-los.
Depois, o sinal dos três celulares aparece na Rua dos Corais, em Piratininga, Niterói. É o endereço da juíza. Os três acusados, segundo a polícia, ficaram 26 minutos - das 19h43 às 20h09 - juntos na pequena rua onde, um mês depois, a juíza foi morta na emboscada.
Muitas dessas informações foram conseguidas porque as antenas de telefonia indicam a localização de todos os celulares ligados, mesmo quando eles não estão fazendo ou recebendo chamadas.
Fórum de São Gonçalo, 11 de agosto, pouco depois das 23h. Quando saiu sozinha no corredor, a juíza tinha acabado de assinar o pedido de prisão preventiva, por envolvimento na morte de Diego, dos três homens agora acusados também pela morte dela. Assinou e se foi, acreditando que a justiça seria feita.
“Está provado que eles são os autores do homicídio. Não há dúvida para a polícia de que esses três participaram efetivamente da execução da juíza Patrícia Acioli”, afirma o delegado.
Em depoimento esta semana, Daniel e Jeferson negaram a acusação. Sergio se recusou a falar. A investigação ainda precisa identificar as armas do crime, entre quase 700 recolhidas no Batalhão de Polícia Militar de São Gonçalo.
“O desfecho da investigação não é só para provar as pessoas que estavam na moto, mas para verificar se de fato há outras pessoas envolvidas”, completa o delegado.
* Matéria do Portal Globo

 

JOBIM E MINISTROS DO STF CRITICAM PROPOSTA DE REFORMA POLÍTICA DO PT

O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim e os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antônio Dias Toffoli e Gilmar Mendes criticaram nesta segunda-feira a proposta do PT de reforma política.

O principal problema, na visão deles, é o financiamento público de campanha, que abriria espaço para contribuições não contabilizadas -- o famoso caixa dois. A proposta, formulada pelo deputado petista Henrique Fontana, prevê também a substituição do voto proporcional para deputados e vereadores pelo voto em lista, mesclado com voto distrital.

Os três participaram de seminário sobre a reforma do código eleitoral na Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), na manhã de hoje. Eles defendem a proibição de doação por empresas, mas opinam que deve ser mantidas as doações de pessoas físicas.

Toffoli, que preside comissão do Senado sobre reforma eleitoral, foi o primeiro a criticar a medida. "Não acho seguro o financiamento público exclusivo. O Estado, que sempre tem alguém ocupando o poder, não pode ser o financiador exclusivo da democracia. Isso feriria os direitos do cidadão", afirmou o ministro.

Jobim, que é filiado ao PMDB, afirmou que dificilmente seu partido aprovará o projeto de Fontana. "Empurra o candidato para a ilegalidade", disse.

Para Gilmar Mendes, é essencial definir como seriam distribuídos os recursos no financiamento público. "Tem que vir acoplado a um outro modelo eleitoral. O sistema que hoje nós temos, de lista aberta, certamente não é compatível com o financiamento público. Acabaria engendrando um modelo misto e ilícito em que haveria também financiamento privado", avaliou o ministro do STF.

BOVESPA MODERA PERDAS E DÓLAR VALE R$ 1,78 PERTO DO FECHAMENTO

A cotação da moeda americana segue pressionada no mercado de câmbio doméstica: perto das 16h (hora de Brasília), o dólar comercial é negociado por R$ 1,781, em alta de 2,76% na rodada de negócios desta segunda-feira.

Já a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), que chegou a cair cerca de 2% pela manhã, modera o ritmo de perdas: no mesmo horário o índice Ibovespa retrocede 0,32%, batendos os 57.014 pontos. O giro financeiro é de R$ 8,81 bilhões, inflado pelo vencimento de opções (derivativos financeiros) deste mês.

Na Europa, as principais Bolsas de Valores encerraram os negócios com perdas entre 2% (Londres) e 3% (Paris).

A influente Bolsa de Nova York, ainda operando, registra queda de 1,47%.

A crise europeia ainda é a grande preocupação de investidores e analistas, tendo a Grécia por foco . Às voltas com uma severa crise financeira, o país mediterrâneo é visto como um dos mais sérios candidatos a anunciar um 'default' (suspensão de pagamentos) no curto prazo, o que poderia provocar vários problemas para o sistema financeiro europeu.

Hoje, o ministro grego das Finanças, Evangelos Venizelos, declarou que seu país deve ser obrigado a tomar 'decisões de caráter histórico', e ressaltou os desafios para cumprir as metas orçamentárias e fiscais para este ano e 2012.

O representante permanente do FMI (Fundo Monetário Internacional) em Atenas, Bob Traa, disse por sua vez que a recessão seguirá afetando a Grécia durante 2012, pelo quarto ano consecutivo, mas a um ritmo mais lento, e a recuperação virá apenas em 2013.

No fim de semana, o primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, cancelou uma visita planejada aos Estados Unidos para tratar do aprofundamento da crise no país, dias antes de inspetores internacionais chegarem para averiguar as contas gregas.

Mas esforços das principais lideranças políticas da Europa em garantir apoio à nação grega, mantendo o país na zona do euro, não tranquilizam os mercados.

Muitos economistas veem com temor a deterioração dos indicadores econômicos e das contas públicas da nação que poderia se tornar a protagonista de um novo momento "Lehman Brothers" (banco americano cuja quebra detonou a pior fase da crise de 2008), na ótica dos mais pessimistas.

FACEBOOK PREPARA SERVIÇO PARA TROCAR MÚSICAS E FILMES

O Facebook deve apresentar, na próxima quinta-feira (22), uma plataforma que facilite o compartilhamento de músicas, filmes e programas de TV, segundo o "New York Times".

O jornal diz que a companhia não revelou planos nesse sentido, mas que inúmeros executivos do setor apontam que a rede social irá fazer o anúncio na F8, conferência de desenvolvedores do Facebook que acontece nesta semana em San Francisco.

Jim Wilson/The New York Times

David Hyman, executivo-chefe e fundador do serviço musical MOG

David Hyman, executivo-chefe e fundador do serviço musical MOG

De acordo com as fontes do jornal, o Facebook fez acordos com empresas para desenvolver uma forma de exibir na página de perfil do usuário o que ele está ouvindo ou assistindo.

Os serviços Spotify, Rhapsody, Rdio, MOG e Deezer podem ser algumas das empresas parceiras.

David Pakman, sócio da empresa Venrock e ex-executivo-chefe do serviço digital eMusic, disse que em vez de dar às pequenas empresas um impulso, a parceria com o Facebook pode favorecer o serviço maior, no caso, o Spotify, que tem mais de 10 milhões de usuários. "É uma coisa boa para todos os serviços na medida em que permite que todos participem. Mas os caras pequenos vão perder os efeitos de rede, e os grandes caras vão ganhar".

Ainda não se sabe como a nova plataforma funcionará fora dos Estados Unidos, onde grande parte dos serviços de streaming de música não funcionam por problemas com direitos autorais das canções.

BENTO 16 RECEBE ASTRONAUTAS DA ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL

O papa Bento 16 recebeu nesta segunda-feira, em Castel Gandolfo, os astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) com os quais conversou via satélite em 21 de maio, quando a tripulação estava ainda em órbita, informou a AEI (Agência Espacial Italiana).

Participaram do encontro com o papa os astronautas italianos Roberto Vittori e Paolo Nespoli, além do presidente da AEI, Enrico Saggese, e o diretor-geral da ESA (Agência Espacial Europeia), Jean-Jacques Dordain.

Associated Press

Papa Bento 16 faz videoconferência com astronautas da Estação Espacial Internacional em maio deste ano

Papa Bento 16 faz videoconferência com astronautas da Estação Espacial Internacional em maio deste ano

"Estamos muito emocionados e nos sentimos honrados pelo fato de o papa ter recebido a tripulação internacional da ISS, o que demonstra que os voos espaciais humanos são o símbolo de paz e da cooperação internacional", afirmou Saggese em nota oficial.

O grupo de astronautas era formado por Paolo Nespoli, Catherine Coleman, Roberto Vittori, Mark Kelly, Gregory Harold Johnson, Edward Michael Fincke, Andrew Jay Feustel e Scott Kelly.

Bento 16 conversou em maio via satélite com os tripulantes da ISS e transmitiu ao grupo sua admiração pela coragem e o compromisso que demonstram ao participar das missões espaciais.

"Estou muito feliz por ter a oportunidade de conversar com vocês. A humanidade está atravessando neste momento um período de grande progresso do ponto de vista do conhecimento científico e das aplicações tecnológicas", afirmou Bento 16 na ocasião.

LEI DA COPA REGULA DE FERIADOS ATÉ DIREITOS DE TV

A Lei Geral da Copa, assinada por Dilma Roussef e enviada para passar por votação no Congresso, vai regular de feriados até direitos de transmissão de TV para empresas jornalísticas.

Segundo o texto publicado nesta segunda-feira no site da Casa Civil, a lei vai abrir a alfândega para a Fifa e seus parceiros "sem qualquer custo para o seu Comitê Organizador".

Tudo o que for material de segurança, saúde, serviços médicos, vigilância sanitária, alfândega e imigração passará sem qualquer ônus para a entidade que controla o futebol mundial.

Na lei, Dilma deixa aberta a possibilidade de se criar feriados nos locais onde ocorrerão partidas e eventos do Mundial, conforme foi antecipado em março pela Folha. Tal medida poderá ser tomada pelo governo federal, estadual ou mesmo municipal. Isto significa que as 12 cidades poderão ter feriados extras independentemente de receberem jogos do Brasil ou não.

O valor e venda dos ingressos para os confrontos serão todos definidos pela Fifa.

Pela Lei, ficam proibidas ainda levar cartazes e bandeiras com mensagem ou símbolos ofensivos e/ou racistas, assim como não serão permitidos cânticos discriminatórios.

No final de abril, a Folha publicou que a lei facilita ou dá condições especiais para a entidade que controla o futebol realizar o evento no Brasil.

Na época, segundo Orlando Silva Jr., a Fifa por exemplo aceitou a lei brasileira que dá direito a que qualquer empresa jornalística use até 3% das imagens de um evento (jogo ou cerimônia) para divulgação jornalística. A entidade não estava querendo ceder as imagens para veículos que não fossem detentores dos direitos.

A íntegra do texto foi publicada no site da Casa Civil.

MAIS SOBRE A LEI

Pela medida provisória, poderão solicitar visto de trabalho gratuito os profissionais de imprensa que cobrirão a Copa do Mundo, assim como todos os integrantes da Fifa e seus convidados.

A União também terá de conceder vistos a parceiros comerciais da entidade, como patrocinadores e prestadores de serviço. Para obter o visto, é necessária a apresentação de passaporte válido.

O único ponto em que a Fifa não terá todos os direitos será na questão de transmissão das imagens das partidas da Copa. Pela lei, que precisa passar pelo Congresso, as emissoras que não comprarem os direitos de veiculação da Copa poderão mostrar até 3% do tempo total dos jogos em programas jornalísticos.

A TV Globo já comprou da federação essa exclusividade.

* Folha

PALEONTÓLOGO APRESENTA FÓSSIL DE MACACO COM 20 MILHÕES DE ANOS

 A imprensa internacional conheceu nesta segunda-feira uma das descobertas mais recentes da paleontologia.

Charles Platiau/Reuters

Detalhe de mandíbula do macaco com 20 milhões de anos; ele subia em árvores e era herbívoro

Detalhe de mandíbula do macaco com 20 milhões de anos; ele subia em árvores e era herbívoro

O fóssil da arcada dentária, exibida no Museu Nacional de História Natural de Paris, na França, pertence a um macaco que viveu cerca de 20 milhões de anos atrás.

"Esta é a primeira vez que um crânio completo de um macaco desta idade foi encontrado", disse o paleontólogo Martin Pickford, do College de France de Paris, que participou da descoberta.

Ele era um jovem adulto macho que subia em árvores e era herbívoro.

Os restos foram encontrados em 18 de julho, em um vulcão já extinto em Karamoja, região semiarida de Uganda.

PROJETO DE LEI CRIA DIREITOS E DEVERES PARA USUÁRIOS DA INTERNET

Laptop, internet (Foto: scx.hu)

Projeto que define uso da internet como essencial para a democracia está em tramitação no Congresso (Foto: scx.hu)

No começo de setembro, o governo encaminhou para o Congresso um projeto de lei que cria o Marco Regulatório da Internet, um conjunto de regras que pretende preencher um buraco na legislação brasileira: até hoje, não existe nenhuma lei que regulamente o uso da internet no Brasil.

Esse vazio resulta em vários problemas. Por exemplo, muitas decisões da Justiça envolvendo crimes na internet foram conflitantes.  Além disso, a falta de uma lei da internet dificulta em questões polêmicas, como os crimes virtuais, ataques de hackers a sites de governos e empresas, e downloads de músicas e vídeos piratas.

O texto do marco regulatório foi construído pelo Ministério da Justiça e pela Fundação Getúlio Vargas, e passou por audiências públicas online, recebendo contribuições de diversos setores da sociedade. Uma vez na Câmara, deve passar por mais três comissões antes de ser votado: Defesa do Consumidor, Ciência e Tecnologia e Constituição e Justiça. Os defensores do marco regulatório dizem que a lei é um pré-requisito para a análise de outros projetos que envolvem a internet. O mais polêmico deles é de autoria do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que tipifica o que deve ser considerado crime na internet.

ÉPOCA apresenta um resumo do que a proposta coloca como direitos e deveres de internautas, provedores e governos. O projeto ainda pode ser alterado no Congresso, e o primeiro relator na Comissão de Defesa do Consumidor é o deputado Roberto Santiago (PV-SP).

Fundamentos e princípios

A internet deve seguir os princípios da garantia da liberdade de expressão, direitos humanos, livre iniciativa, defesa do consumidor e proteção da privacidade. O acesso à internet é reconhecido como um direito essencial ao exercício da cidadania. O uso da internet do Brasil deve garantir o princípio da neutralidade da rede, isto é, todas os dados na rede devem ser tratados da mesma forma, navegando na mesma velocidade.

Direitos dos usuários

Sigilo de suas comunicações pela Internet, exceto por ordem judicial em caso de investigação criminal;

Não fornecimento para terceiros de seus registros e conexões;

Manutenção da qualidade da conexão contratada; informações claras e completas nos contratos de prestação de serviços;

Garantia do direito à privacidade e à liberdade de expressão.

Deveres dos provedores

Devem tratar de forma igual qualquer pacote de dados, sem distinção de conteúdo ou origem;

Provedor não será responsabilizado em crimes cometidos por usuários;

Os provedores devem manter os dados do usuário em sigilo, pelo período de um ano, em ambiente controlado e de segurança, e só poderão disponibilizar esses dados mediante ordem judicial.

Deveres do governo

Estabelecer mecanismos de governança transparentes e democráticos;

Adotar preferencialmente tecnologias, padrões e formatos abertos e livres;

Publicar e disseminar dados e informações públicos;

Melhorar a qualidade técnica da rede e promover inovação e disseminação de aplicações de internet;

Promover ações de capacitação para o uso da internet.

* Revista Época

GESTANTES E NUTRIZES GANHARÃO BENEFÍCIO EXTRA DO BOLSA FAMÍLIA

O governo pagará um novo benefício do Bolsa Família a gestantes e mulheres que amamentam, desde que estejam dentro dos parâmetros atuais do programa.

Os pagamentos devem começar a ocorrer em novembro (nutrizes) e dezembro (gestantes).

A informação foi confirmada hoje por Tiago Falcão, secretário de Renda de Cidadania do MDS (Ministério de Desenvolvimento Social).

As gestantes e nutrizes ganharão, durante um total de 15 meses, R$ 32. Os dados cadastrais mostram que, hoje, cerca de 180 mil mulheres do Bolsa estão grávidas ou amamentando.

No caso das gestantes, o pagamento será por nove meses. Quando começar a amamentar, terá mais seis meses de benefício extra, além dos R$ 32 que já ganharia com o novo filho.

Com o plano Brasil sem Miséria, o limite de filhos que geram benefícios variáveis do Bolsa subiu para cinco --antes, era de três.

Esse atual teto se aplicará ao novo benefício. Ou seja, se a gestante já tiver cinco filhos, não poderá ganhar mais nada do Bolsa.

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
DE BRASÍLIA

SHOPPING DE SÃO PAULO TEM CINEMA DENTRO DE OVO GIGANTE

Cinema 4D em forma de ovo gigante

Cinema 4D em forma de ovo gigante

Você vai ao shopping e dá de cara com um ovo gigante. Mas a surpresa está só começando: dentro dele há um cinema que exibe filmes em 4D!

O cinema em forma de ovo foi montado no shopping Eldorado, em São Paulo. Ele exibe o filme "Laboratório do Kinderino", que explica como são criadas as surpresas do chocolate Kinder Ovo e também como o chocolate é fabricado.

O efeito 4D faz com que você sinta um cheirinho de chocolate, além das sensações de vento e de água, tudo sincronizado com o que você vê na telona.

Mas atenção: menores de 12 anos só poderão participar das atividades acompanhados dos pais.

DÓLAR ALCANÇA R$ 1,78 E BOLSA CAI 1,3% EM DIA NERVOSO

Os mercados financeiros têm um dia nervoso nesta abertura da semana: enquanto a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) cai 1,34%, recuando para os 56.443 pontos, a taxa de câmbio doméstica já atinge R$ 1,782, em forte alta de 2,82%.

O giro financeiro da Bovespa está acima da média para o horário: R$ 2,2 bilhões.

Os dois principais papéis da Bolsa brasileira se desvalorizam entre 0,82% (a ação preferencial da Petrobras) e 0,27% (a ação preferencial da Vale).

A praça doméstica segue o tom dos demais mercados: no velho continente, a Bolsa de Londres cede 2,51% enquanto a Bolsa de Frankfurt retrocede 3,34%.

Nos EUA, onde as Bolsas abriram há pouco, o influente índice de ações Dow Jones tem queda de 1,92%.

A crise europeia ainda é a grande preocupação de investidores e analistas, tendo a Grécia por foco. Às voltas com uma severa crise financeira, o país mediterrâneo é visto como um dos mais sérios candidatos a anunciar um "default" (suspensão de pagamentos) no curto prazo, o que poderia provocar vários problemas para o sistema financeiro europeu.

Hoje, o ministro grego das Finanças, Evangelos Venizelos, declarou que seu país deve ser obrigado a tomar "decisões de caráter histórico", e ressaltou os desafios para cumprir as metas orçamentárias e fiscais para este ano e 2012.

Os esforços das principais lideranças políticas da Europa em garantir apoio à nação grega, mantendo o país na zona do euro, não tranquilizam totalmente os mercados.

Muitos economistas veem com temor a deterioração dos indicadores econômicos e das contas públicas da nação que poderia se tornar a protagonista de um novo momento "Lehman Brothers" (banco americano cuja quebra detonou a pior fase da crise de 2008), na ótica dos mais pessimistas.

MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO CONSOME PIRATAS; CLASSES AB LIDERAM

O consumo de produtos piratas cresceu neste ano e, pela primeira vez, foi realizado por mais de metade da população brasileira (52% ou 74,3 milhões de pessoas), mostra o estudo "O consumo de Produtos Piratas no Brasil" da Fecomércio-Rio/Ipsos. Em 2010, o percentual tinha sido de 48%.

De acordo com a pesquisa, cerca de 6 milhões de brasileiros que não consumiam produtos piratas em 2010 passaram a comprá-los neste ano.

A maior adesão é das classes A e B (57%), que inclusive consomem mais esses produtos do que a C (52%) e as D e E (44%). No ano anterior, 47% dos brasileiros no topo da pirâmide confirmaram que compravam piratas, já a classe média tinha somado 53% e os mais pobres tinham totalizado 39%.

A principal justificativa apresentada para a compra de produtos piratas continua sendo o preço mais em conta (96%). Na sequência aparecem a facilidade de encontrar os produtos (14%) e o fato de estarem disponíveis antes do original (9%).

O estudo mostrou também que 82% dos consumidores das classes A e B acreditam que a pirataria alimenta a sonegação de impostos. Para estes, o consumo de produtos piratas também oferece prejuízo ao fabricante ou artista (80%) e prejudica o faturamento do comércio (75%).

No entanto, estes consumidores acreditam cada vez menos que o produto pirata cause desemprego (58% em 2011 ante 67% em 2010) e alimente o crime organizado (63% frente 73% no ano anterior).

Entre os produtos mais comprados estão CD (81%), DVD (76%), roupas (11%), óculos (10%) e calçados, bolsas ou tênis (7%).

Já os consumidores que responderam não consumidor esses produtos deram como justificativa qualidade ruim (60%), falta de garantia (25%), nenhum motivo (18%), temor de ter um prejuízo maior que o benefício financeiro (18%) e prejuízo ao comércio formal (10%).

A pesquisa foi realizada com 1.000 pessoas em 70 cidades do país, incluindo nove regiões metropolitanas.

MAIS UM ÔNIBUS SOFRE TENTATIVA DE INCÊNDIO EM NATAL

Mais um ônibus sofreu uma tentativa de incêndio na noite deste domingo (18). Desta vez, o alvo foi um veículo que estava estacionado no terminal da empresa Guanabara, na Cidade da Esperança.
Segundo Augusto Maranhão, diretor de Comunicação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn), os criminosos passaram pela garagem e arremessaram uma garrafa plástica com líquido inflamável dentro do automóvel, que estava vazio.

Funcionários da própria empresa perceberam a ação e conseguiram conter o fogo. Ainda de acordo com Maranhão, os ônibus circulam normalmente nesta segunda-feira (19). Às 15h da tarde, haverá uma reunião na Guanabara para mapear os pontos considerados mais críticos com relação aos ataques, para que seja pedida uma maior atenção da Polícia Militar nessas regiões.

ENTREVISTA DE STRAUSS-KAHN TEM AUDIÊNCIA RECORDE NA TV FRANCESA

Mais de 13,4 milhões de pessoas acompanharam na noite de domingo a primeira entrevista do ex-diretor-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional) Dominique Strauss-Kahn, que fez uma espécie 'mea culpa' na televisão em função do escândalo pelo qual foi detido e indiciado por tentativa de estupro pela camareira guineana Nafissatou Diallo, 32.

Um recorde de audiência que não era registrado desde novembro de 2005, quando os subúrbios de Paris e outras cidades francesas foram cenário de violência urbana.

Strauss-Kahn, 62, reconheceu que manteve uma "relação inapropriada" e que cometeu uma "falta moral" quando estava hospedado no hotel Sofitel de Nova York, segundo entrevista ao canal privado de TV da França TF1.

"O que houve foi uma relação inapropriada", afirmou Strauss-Kahn em entrevista à Claire Chazal, apresentadora do telejornal do canal TF1, amiga de sua esposa Anne Sinclair.

Ex-diretor do FMI,Dominique Strauss-Kahn admite "falha moral" em episódio envolvendo camareira

Ex-diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn admite "falha moral" em episódio envolvendo camareira

Em seguida, Strauss-Kahn disse que o que houve "foi mais grave que uma debilidade: foi uma falta moral".

O ex-diretor do FMI admitiu também que pretendia ser o candidato socialista à presidência da França em 2012, mas disse que o escândalo no qual está envolvido impossibilita sua candidatura. "Contudo, creio que uma vitória da esquerda é necessária", disse.

Segundo Strauss-Kahn, ele acreditava que sua posição no FMI lhe daria certa vantagem na corrida presidencial. "Agora tudo isso é passado", disse ele. "Não sou mais candidato".

SAMSUNG PROCESSA APPLE NA AUSTRÁLIA EM DISPUTA DE PATENTES

A Samsung Electronics abriu processo na Austrália contra a Apple, acusando a empresa norte-americana de violar patentes sobre tecnologia sem fio.

No mês passado, a Samsung adiou o lançamento da última versão do tablet Galaxy na Austrália em meio à disputa mundial de patentes com a Apple.

A fabricante sul-coreana acusa a norte-americana de violar sete patentes de tecnologia wireless nos produtos iPhone 3G, iPhone 3GS, iPhone 4 e iPad 2.

A Samsung afirma em comunicado que as patentes que a Apple reclama em processo em relação ao Galaxy Tab 10.1 eram inválidas e devem ser revogadas pela Justiça.

Um porta-voz da Apple na Austrália não foi imediatamente localizado para fazer comentários.

A Samsung já abriu processos contra a Apple por causa de patentes na Coreia do Sul, Japão e Alemanha.

No início deste mês, a Justiça da Alemanha atendeu a um pedido da Apple para proibir as vendas do Galaxy no país.

A Samsung está envolvida desde abril em uma disputa com a Apple quanto a patentes de tablets e smartphones.

Os aparelhos da linha Galaxy são vistos como os principais rivais dos dispositivos móveis da empresa norte-americana.

Em uma batalha mundial sobre propriedade intelectual, a Apple alega que a linha Galaxy de smartphones e tablets copia "nos mínimos detalhes" o iPhone e o iPad, e abriu processos contra o grupo sul-coreano nos Estados Unidos, na Austrália, na Coreia do Sul e na Europa.

VEJAS AS MANCHETES DOS PRINCIPAIS JORNAIS DESTA SEGUNDA-FEIRA

Folha de S.Paulo
Ação da Petrobras não vai dar retorno tão cedo, diz Gabrielli

Agora S.Paulo
Trabalho temporário vale no cálculo do benefício

O Estado de S.Paulo
EUA buscam apoio na ONU para vetar Estado palestino

O Globo
Infecção hospitalar mata 100 mil por ano no Brasil

Valor Econômico
Governo retoma grandes contratações em 2012

Correio Braziliense
Mulheres dominam a elite da educação

Estado de Minas
Sem saída

Zero Hora
Semana do Trânsito trágica

Brasil Econômico
Socorro a países europeus desafia Dilma nos EUA

*

Jornais internacionais

The New York Times (EUA)
Plano de Obama para cortar deficit diminui despesas em US$ 3 trilhões

The Washington Post (EUA)
Obama arma choque sobre impostos

El País (Espanha)
"ETA e a esquerda 'abertzale' tocam a quatro mãos a mesma peça"

COM ALTA DE IMPOSTO, GOVERNO COMPENSOU EXTINÇÃO DA CPMF

Três expedientes usados pelo governo para compensar parcialmente a extinção da CPMF acabaram por permitir que a receita da União, hoje, supere a de 2007, último ano da cobrança sobre movimentação financeira.

De lá para cá, foram elevadas as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, além das parcelas dos lucros das empresas estatais repassadas ao Tesouro Nacional.

Uma análise das projeções do Orçamento deste ano mostra que a arrecadação conjunta dessas fontes deverá chegar, ao menos, a R$ 101,3 bilhões, equivalentes a 2,5% do Produto Interno Bruto, ou seja, da renda nacional.

Há apenas quatro anos, IOF, CSLL e dividendos das estatais não rendiam aos cofres da União mais do que R$ 49,5 bilhões, equivalentes a 1,9% do PIB de então.

Apesar de agudo, esse aumento não seria capaz, sozinho, de repor a perda da CPMF no Orçamento se os demais tributos federais mantivessem o desempenho de 2007, já considerado muito favorável na época.

No entanto, a melhora da economia, com expansão de consumo e investimentos, provocou alta generalizada das receitas federais nos últimos anos, tornando praticamente imperceptível a ausência do antigo imposto.

A arrecadação se manteve estável ao longo do segundo governo Lula e, neste ano, deve contabilizar um salto.

RECEITA

Pelas estimativas oficiais, a receita total da União deverá somar algo entre 19,7% e 20% do PIB, já descontados os repasses obrigatórios para Estados e municípios. Em 2007, com a CPMF nas contas, foram 19,3%.

A diferença entre patamares de um ano e outro é, portanto, muito similar à variação da arrecadação conjunta de IOF, CSLL e dividendos.

Em outras palavras, o aumento da arrecadação dessas fontes superou o necessário para manter constante a receita do governo como proporção da renda do país.

A relação entre a receita e o PIB é particularmente importante nesse caso, porque gastos em saúde, finalidade da extinta CPMF, são reajustados anualmente conforme o crescimento da economia.

O maior responsável pela recuperação do caixa federal é, de longe, o IOF, que, originalmente, não tinha função arrecadatória trata-se, na teoria, de tributo regulador, destinado a estimular ou restringir o volume de crédito, a entrada de dólares e outras transações financeiras.

Três dias após a extinção da CPMF, alíquotas do IOF sobre operações como crédito, seguros e câmbio foram elevadas em 0,38 ponto percentual, mesma alíquota do tributo derrubado.

Já em 2008, a receita do IOF mais que dobrou, saltando de 0,3% para 0,7% do PIB.

Houve ainda ganhos adicionais, de menor montante, depois que o imposto passou a ser elevado com a justificativa de deter o ingresso de capital estrangeiro no Brasil e a valorização do real.

No mesmo ano, foi de 9% para 15% a alíquota da CSLL incidente sobre lucros dos bancos, e o governo passou a cobrar volumes crescentes de dividendos de empresas controladas pelo Tesouro.

TÉCNICO DO VASCO, RICARDO GOMES, DEIXA HOSPITAL

 

Depois de 21 dias internado, técnico do Vasco tem alta. Emocionado, Roberto Dinamite diz: 'Sinto que estará ao nosso lado ainda neste ano'

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

Fabio Miranda, ROberto Dinamite, Fernando Gjorup, diretor médico do Hospital Pasteur e José Antonio Guasti (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)

Dinamite dá coletiva ao lado da junta médica
(Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)

Foram 21 dias marcados por um misto de emoções. Inicialmente medo e apreensão. Depois tensão com momentos de incerteza. A cada passo dado, vinha alívio e esperança. E, na manhã deste domingo, veio a notícia que todos esperavam: Ricardo Gomes recebeu alta e vai continuar o tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) em sua casa. Com isso, o sentimento é um só: alegria. Por volta das 11h (de Brasília), o treinador do Vasco deixou o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, com a família. Segundo o neurocirurgião José Antônio Guasti, que operou Ricardo e acompanhou sua evolução, a recuperação é a melhor possível.

Guasti afirmou que Ricardo Gomes está perfeitamente lúcido, recuperando cada vez mais os movimentos do lado direito do corpo - atualmente ele está em três numa escala na qual o cinco é o ideal - e melhorando também a questão da fala. As sessões de fisioterapia e fonoaudiologia continuarão sendo feitas na casa do treinador, que vai contar com uma estrutura médica sempre monitorando cada passo da evolução. A recuperação tem sido tão favorável que até mesmo o retorno aos gramados é visto como uma possibilidade real.

A decisão é médica e da família, mas sinto que ele quer e vai estar ao nosso lado ainda este ano"

Roberto Dinamite

Tanto Guasti como o clínico Fábio Guimarães Miranda disseram que a decisão de voltar a trabalhar como treinador do Vasco depende apenas da evolução em sua recuperação e do desejo do próprio Ricardo Gomes e de seus familiares. Clínica e neurologicamente, não há qualquer contraindicação, mas não há ainda um prazo para que isso possa ser discutido.

- Não existe prazo ou previsão que possamos medir neste momento. Cada caso tem o seu tempo. Ele pode levar um mês ou dois meses. Mas seu retorno ao trabalho só depende da vontade e do nível de recuperação dele. Por enquanto não houve manifestação nem dele e nem da familia quanto a isso, até porque ele ainda ainda não tem condições. Neste primeiro momento, temos de comemorar essa bela vitória que foi a sua alta e ter na cabeça que ainda existem longos dias de trabalho pela total recuperação pela frente - afirmou o doutor Fábio, que revelou que Gomes assistiu apenas aos gols da vitória sobre o Grêmio no último sábado.

- Ele não assistiu ao jogo inteiro, mas abriu um largo sorriso assim que ficou sabendo da liderança. Tudo isso é uma vitória para nós, que vivenciamos este caso nas últimas semanas - disse.

Emocionado, Dinamite agradece e já projeta retorno

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, chegou logo cedo ao hospital para acompanhar todo o processo de alta. Esteve ao lado da família durante todos os momentos desde que Ricardo Gomes foi internado e deu um fraternal abraço no treinador antes de ele ir para casa. Emocionado ao lados dos médicos durante a estrevista coletiva, o mandatário fez questão de agradecer por todas as mensagens de apoio que recebeu até mesmo de clubes rivais e já projeta o retorno de Ricardo Gomes aos campos.

Com controle, ele poderá realizar qualquer tipo de atividade que seja de seu desejo"

Médico Fábio Miranda

Assim como os próprios médicos, Dinamite não estipulou qualquer prazo. No entanto, reafirmou que vai esperar o tempo que for e respeitar qualquer que seja a decisão de Ricardo Gomes. Mas ele acredita que, assim como foi durante os últimos 21 dias, o treinador vai surpreender muita gente.

- Vivemos um momento único. Foi uma conquista de um ser humano fantástico como é o Ricardo Gomes. Sei que ele vai surpreender muita gente e logo logo estará ao nosso lado. Na verdade, ele nunca deixou de estar. O trabalho foi plantado e sua filosofia já está implementada no Vasco. A decisão é médica e da família, mas sinto que ele quer e vai estar ao nosso lado ainda este ano. Ele se sente útil. E, se isso acontecer, as mensagens de apoio que recebi de todos os cantos do mundo foram fundamentais - afirmou.

Controle da hipertensão agora é obrigação

Assim que Ricardo Gomes sofreu o AVC, logo veio o questionamento do estresse da profissão. Junto com isso, todas as vezes em que se fala em seu retorno, surge a dúvida se não seria melhor evitar novamente a carga de tensão e nervosismo que envolve o trabalho de treinador de futebol. No entanto, os médicos afirmaram que isso poderia ter acontecido em casa e que a questão chave neste momento é o controle da hipertensão arterial.

- Isto é algo em que todos deveriam prestar atenção. É um mal silencioso e algo que o Ricardo vai ter de controlar via medicamentos o resto de sua vida. Com este controle, ele poderá realizar qualquer tipo de atividade que seja de seu desejo - afirmou o clínico Fábio Miranda.

ASSASSINATO DE PATRÍCIA ACIOLI FOI PLANEJADO COM 1 MÊS DE ANTECEDÊNCIA

Veja imagens inéditas da perseguição à juíza e acompanhe os últimos momentos de Patrícia Acioli antes de ser executada.

Fórum de São Gonçalo, 11 de agosto, pouco depois das 23h. O corredor vazio é iluminado de repente por um raio de luz. Vem da sala onde funciona a quarta vara criminal, ocupada durante 12 anos pela juíza Patrícia Acioli. É ela quem deixa a sala.
A juíza que condenou mais de 60 policiais, e está ameaçada de morte, vai embora sozinha depois do longo dia de trabalho. São as últimas imagens de Patrícia ainda viva. Às 23h13, ela sai da garagem do fórum.

 

De lá até a casa dela, a juíza percorreu 29 quilômetros - 41 minutos em estradas pouco iluminadas. A polícia refez esse trajeto procurando por câmeras de vigilância. Encontrou sete e as imagens que você vai ver agora, com exclusividade no Fantástico, mostram que desde que saiu daqui a juíza foi seguida - por gente que sabe fazer isso, sem chamar a atenção.
O carro vira à direita, para pegar a estrada para Niterói. E três minutos depois, é filmado em um ponto. Logo depois, a câmera de segurança mostra uma moto, ocupada por dois homens. A juíza chega a uma rodovia e percorre quase 20 quilômetros. Foram 30 minutos até que outras câmeras filmassem o carro dela. A cena se repete: a mesma moto ainda está fazendo o trajeto seguido por Patrícia Acioli.
Em um determinado momento, é possível ver que o piloto da moto está de tênis branco e calça jeans. Os dois homens usam casacos. A motocicleta é azul. O farol da motocicleta está sempre apagado. A juíza não percebe o perigo, e não se desvia do caminho que costuma fazer. Dois minutos depois, outras câmeras de segurança confirmam a perseguição.
Às 23h48, faltam quatro quilômetros para Patrícia chegar em casa. Este é o ponto fundamental para entender a o plano dos assassinos. Neste ponto, quando escolheu seguir em frente, a juíza mostrou que ia mesmo para sua casa. Era o único itinerário possível. Por isso, os assassinos deixaram de segui-la - e foram na frente, para preparar a emboscada.
A câmera instalada em um ônibus mostra que pouco mais adiante a moto já havia ultrapassado o carro da juíza. Às 23h53, os homens da moto entram no condomínio onde Patrícia mora. Logo depois, ela chega. A imagem do carro passando é a última registrada antes do crime. Mas, mesmo assim a polícia conseguiu descobrir onde os assassinos esperavam pela juíza Acioli. E como ela foi morta ainda antes de o portão da casa se abrir.
A investigação policial descobriu marcas de pneu de motocicleta atrás de um dos carros que estavam estacionados na entrada da casa. Quando a juíza se aproximou da garagem, os bandidos surgiram, e o carro foi alvejado ainda em movimento. A prova: os primeiros tiros atingiram a porta da motorista da esquerda para a direita. Mas depois, há marcas de tiros que entram pela janela e pela porta em linha reta. Isso porque o carro acabou parando bem ao lado dos atiradores, que descarregaram suas armas.
Os lugares em que as cápsulas foram encontradas no chão comprovam que os disparos foram feitos de muito perto. As cápsulas recolhidas são de três calibres. Para a polícia, isso tem explicação: um dos atiradores teria usado duas armas.
Para a polícia, um dos atiradores teria usado duas armas. As cápsulas recolhidas são de três calibres. 38. 40, de uso padrão na polícia. E 45, de uso restrito. Munição comprada com dinheiro público.
Patrícia Acioli foi atingida por 21 tiros. A necropsia aponta como causa da morte ferimentos no pescoço e no tronco. Às 23h58 da noite, os assassinos da juíza deixam o condomínio.
Todos esses detalhes foram remontados a partir das perícias do carro, do local, e do corpo. Mas a polícia foi além. Analisou os dados de mais de três milhões de celulares que passaram pela área entre o fórum e a casa da juíza Patrícia Acioli no prazo de um mês. E com isso conseguiu provar não só o envolvimento dos PMs, mas que o crime foi cuidadosamente planejado. Acostumados à impunidade, os três policiais militares tiveram a ousadia de ir pessoalmente à casa da juíza para reconhecer o terreno, exatamente um mês antes do assassinato.
Quem tramou, com tanta certeza de impunidade, a morte da juíza? Por que? Segundo a polícia a história começa no dia dia 3 de junho. Diego da Conceição Beliene, de 18 anos, foi morto por PMs em São Gonçalo. O caso foi registrado como auto de resistência - que é quando um suspeito resiste á prisão e enfrenta a polícia.
“Ele não estava armado. Ele tava sem camisa. Ele tava com a identidade no bolso. Onde tava essa arma então?”, questiona a mãe do Diego
As investigações desfizeram a tese do auto de resistência. E os oito policiais militares envolvidos na morte de Diego passaram a temer que a juíza expedisse um mandado de prisão contra eles. Entre os oito, os três acusados, agora, pela morte da própria juíza.
“Eles sabiam que seriam presos em poucos dias, que estava sendo expedida a ordem de prisão por processo anterior, e aí não teriam mais tempo para a execução da vitima”, conta o delegado. A vítima: a juíza, cuja morte eles já tinham planejado, segundo a polícia.
Você vai ver pela primeira vez as fotos dos acusados: o tenente Daniel Santos Benitez Lopes e os cabos Jeferson de Araújo Miranda e Sérgio Costa Júnior.
Na investigação da morte de Diego, a polícia vigiava os movimentos dos três. E no dia do assassinato da juíza, antenas de empresas de telefonia captaram os sinais dos celulares de Daniel Lopes e Sérgio Costa Júnior no fórum de São Gonçalo.
Só que antes das 23h, os celulares dos policiais foram desligados. E só foram religados quase uma hora depois de a juíza ter sido executada. A partir daí, a polícia começou a rastrear dados dos celulares do PMs nos dias anteriores ao crime.
No dia 11 de julho - exatamente um mês antes do crime - os registros mostram a movimentação deles. Jeferson de Araújo e Sérgio Costa Júnior estavam juntos em Niterói. Eles ligaram para Daniel Lopes, que estava na Zona Sul do Rio de Janeiro e foi encontrá-los.
Depois, o sinal dos três celulares aparece na Rua dos Corais, em Piratininga, Niterói. O endereço da juíza. Os três acusados, segundo a polícia, ficaram 26 minutos - das 19h43 às 20h09, juntos na pequena rua onde, um mês depois, a juíza foi morta na emboscada.
Muitas dessas informações foram conseguidas porque as antenas de telefonia indicam a localização de todos os celulares ligados, mesmo quando eles não estão fazendo ou recebendo chamadas.
Fórum de São Gonçalo, 11 de agosto, pouco depois das 23h. Quando saiu sozinha no corredor, a juíza tinha acabado de assinar o pedido de prisão preventiva, por envolvimento na morte de Diego, dos três homens agora acusados também pela morte dela. Assinou e se foi, acreditando que a justiça seria feita.
“Está provado que eles são os autores do homicídio. Isso não há dúvida para a polícia que esses três participaram efetivamente da execução da juíza Patrícia Acioli”, afirma o delegado.
Em depoimento, essa semana, Daniel e Jeferson negaram a acusação. Sergio se recusou a falar. A investigação ainda precisa identificar as armas do crime, entre quase 700 recolhidas no batalhão da PM de São Gonçalo.
“O desfecho da investigação não é só para provar as pessoas que estavam na moto, mas para verificar se de fato há outras pessoas envolvidas”, completa o delegado.

ASSASSINATO DE JUÍZA PATRÍCIA ACIOLI FOI PLANEJADO UM MÊS ANTES

Sinais de celulares captados por antenas e imagens de câmeras de segurança mostram que o assassinato da juíza Patrícia Acioli foi planejado com um mês de antecedência. As informações são do programa "Fantástico", da Rede Globo.

A juíza Patrícia Acioli, assassinada em 11 de agosto

A juíza Patrícia Acioli, assassinada no dia 11 de agosto

Sete câmeras permitiram que a polícia refizesse o trajeto percorrido pela juíza na noite de sua morte. As imagens mostram que desde que Patrícia deixou o Fórum de São Gonçalo, no dia 11 de agosto, foi perseguida por uma motocicleta ocupada por dois homens, com o farol apagado em alguns trechos.

Pelas imagens também é possível deduzir que, após concluírem que a juíza ia mesmo para casa, os perseguidores deixaram de segui-la e se dirigiram ao local antes dela.

A investigação da polícia descobriu marcas de pneu de bicicleta atrás de um dos carros que estavam estacionados na entrada da casa. Quando Patrícia se aproximou da garagem, os assassinos apareceram e alvejaram o automóvel.

A juíza foi atingida por 21 tiros. A necrópsia mostra como causa da morte ferimentos no pescoço e no tronco.

A polícia ainda analisou os dados de mais de três milhões de celulares que passaram entre o fórum e a casa de Patrícia em um mês, para provar que o crime foi planejado com cuidado.

A história teria começado no dia 3 de julho, segundo a polícia, quando Diego da Conceição Beliene, 18, foi morto por PMs de São Gonçalo. O caso foi registrado como auto de resistência, mas as investigações desfizeram essa tese.

Oito policiais envolvidos na morte, passaram a temer que a juíza expedisse um mandado de prisão contra eles. Entre eles, os três agora acusados pela morte de Patrícia: o tenente Daniel Santos Benitez Lopes e os cabos Jeferson de Araújo Miranda e Sérgio Costa Júnior.

Segundo a investigação da polícia, no dia do assassinato da juíza, antenas de empresas de telefonia captaram os sinais dos celulares de Lopes e Costa Júnior no fórum de São Gonçalo, mas antes das 23h, os telefones foram desligados e religados cerca de meia hora após a execução.

A polícia passou a rastrear os dados dos celulares dos PMs nos dias anteriores ao crime e descobriu que os três estiveram juntos no endereço da casa da juíza, na rua dos Corais, em Piratininga, Niterói.

O delegado da Divisão de Homicídios, Felipe Ettore, afirma que está provado que os policiais são autores do homicídio. Em depoimento, Lopes e Miranda negaram a acusação e Costa Júnior se recusou a falar.

“MODERN FAMILY" É A GRANDE VENCEDORA DO EMMY; VEJA LISTA

Com cinco prêmios, incluindo o de melhor série de comédia, "Modern Family" foi a grande vencedora da 63ª edição do Emmy Awards, realizado na noite deste domingo (18) no teatro Nokia, em Los Angeles.

A série repetiu o sucesso do ano passando, levando, logo no início do evento, quatro prêmios. Julie Bowen e Ty Burrell, que interpretam marido e mulher no seriado "Modern Family", foram eleitos os melhores ator e atriz coadjuvantes.

Na sequência, Michael Spiller levou o de melhor direção de comédia. Steven Levitan e Jeffrey Richman, o de melhor roteiro de comédia. Todos por conta de seus trabalhos em episódios desse seriado.

"Bem-vindos à premiação de 'Modern Family'", brinca a atriz Jane Lynch, que assumiu o papel de mestre de cerimônias da maior premiação da televisão americana.

Com 19 indicações, "Mad Men" derrotou sua maior concorrente, "Boardwalk Empire", e levou o prêmio de melhor série dramática. Criada por Matthew Weiner, a série também venceu a mesma categoria nos últimos três anos.

Martin Scorsese venceu a categoria de direção de série dramática para "Boardwalk Empire" --a produção era a segunda colocada no número de indicações, 18.

A britânica "Downtown Abbey" brilhou com quatro prêmios nas categorias relacionadas a minissérie, filme ou especial dramático.

"Friday Night Lights" (roteiro de episódio de série dramática e ator de série dramática para Kyle Chandler) e "Mildred Pierce" (ator coadjuvante de minissérie, filme ou especial dramático para Guy Pearce e atriz de minissérie, filme ou especial dramático para Kate Winslet) também levaram dois prêmios cada um.

Veja abaixo a lista completa dos vencedores do 63º Emmy Awards:

Atriz coadjuvante de série de comédia
Julie Bowen - "Modern Family"

Ator coadjuvante de série de comédia
Ty Burrell - "Modern Family"

Direção de série de comédia
Michael Spiller - "Modern Family"

Roteiro de série de comédia
Steven Levitan e Jeffrey Richman - "Modern Family"

Ator de série de comédia
Jim Parsons - "The Big Bang Theory"

Atriz de série de comédia
Melissa McCarthy - "Mike e Molly"

Reality show
"Amazing Race"

Roteiro de programa de variedades
"The Daily Show com John Stewart"

Direção de programa de variedades
"Saturday Night Live"

Série de comédia, musical ou variedades
"The Daily Show com John Stewart"

Roteiro de episódio de série dramática
"Friday Night Lights"

Atriz coadjuvante de série dramática
Margo Martindale - "Justified"

Direção de série dramática
"Boardwalk Empire" - Martin Scorsese

Ator coadjuvante de série dramática
Peter Dinklage - "Game of Thrones"

Atriz de série dramática
Julianna Margulies - "The Good Wife"

Ator de série dramática
Kyle Chandler - "Friday Night Lights"

Roteiro de minissérie, filme ou especial dramático
Julian Fellowes - "Downtown Abbey"

Atriz coadjuvante de minissérie, filme ou especial dramático
Maggie Smith - "Downtown Abbey"

Ator de minissérie, filme ou especial dramático
Barry Pepper - "The Kennedys"

Direção de minissérie, filme ou especial dramático
Bryan Percival - "Downtown Abbey"

Ator coadjuvante de minissérie, filme ou especial dramático
Guy Pearce - "Mildred Pierce"

Atriz de minissérie, filme ou especial dramático
Kate Winslet - "Mildred Pierce"

Minissérie, filme ou especial dramático
"Downtown Abbey"

Melhor série dramática
"Mad Men"

Melhor série de comédia
"Modern Family"

domingo, 18 de setembro de 2011

TREMOR DE MAGNITUDE 6,8 ATINGE A ÍNDIA E DEIXA AO MENOS SETE MORTOS

Pelo menos sete pessoas morreram em consequência de um terremoto de magnitude 6,8 que atingiu neste domingo o Nepal e a região norte da Índia.

Três pessoas morreram em Katmandu e outras duas na cidade de Dharan, ao leste da capital nepalesa, segundo declararam porta-vozes da polícia local, que informaram que entre as vítimas há uma mulher e uma criança.

O terremoto também atingiu o Estado de Sikkim, no extremo nordeste da Índia, onde, de acordo com fontes oficiais consultadas pela imprensa local, ao menos duas pessoas morreram pelo desabamento de edifícios.

O terremoto causou pânico nas regiões atingidas e as autoridades de Nova Délhi enviaram equipes de resgate para prestar socorro às vítimas.

SANTA CRUZ E CORONEL EZEQUIEL RECEBERÃO RECURSOS PARA COMPRA DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS

Duas cidades da região do Trairi estão entre os 19 municípios brasileiros que verba que integra o Programa de Atenção Básica de Saúde, da Assistência Ambulatorial e Hospitalar Especializada e da Segurança Transfusional e Qualidade do Sangue e Hemoderivados.

O Governo Federal investirá R$ 1,7 milhão nessas 19 cidades, sendo 546.090,00 em seis municípios seis municípios do Rio Grande do Norte. As cidades potiguares contempladas foram Caraúbas, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Santa Cruz, Senador Georgino Avelino e Vera Cruz.

O município de Currais Novos receberá R$ 130 mil, seguida por Santa Cruz, com R$ 100 mil, Senador Georgino Avelino, recebendo R$ 97.990,00, Coronel Ezequiel e Vera Cruz, recebendo R$ 84.050,00 cada, e Caraúbas, com R$ 50 mil.

* Blog do Wallace.

MÃE NEGA QUE AMY WINEHOUSE TENHA MORRIDO POR OVERDOSE DE REMÉDIOS

Janis Winehouse, mãe da cantora inglesa Amy Winehouse que morreu em julho passado, negou que a morte de sua filha se deveu a uma overdose na ingestão do remédio Librium como assegurou seu ex-marido Mitch Winehouse a um tabloide inglês.

"Trata-se de um psicofármaco que o médico lhe tinha receitado contra a síndrome de abstinência. Tranquiliza, mas não mata", afirma Janis, farmacêutica de profissão, em entrevista exclusiva publicada neste domingo pelo jornal alemão "Bild am Sonntag".

Além disso e em suas primeiras declarações públicas desde a morte de Amy Winehouse, sua mãe comenta que no dia anterior a morte a filha "estava com muitos planos".

"Conversamos sobre penteados e roupas e, no dia seguinte, ela estava morta", disse Janis, que, apesar de tudo, considera que para sua filha "não havia outro caminho".

"Amy fez o que Amy queria fazer. De alguma maneira penso que ela decidiu assim. Sua vida não podia ser de outra maneira", comenta a mãe da cantora morta aos 27 anos em sua casa em Londres no dia 23 de julho.

As causas da morte de Amy Winehouse não foram ainda esclarecidas de maneira oficial, embora as análises toxicológicos realizadas em seu corpo revelaram que no momento da morte ela não tinha ingerido drogas ilegais.

Luke MacGregor/Reuters

Mitch Winehouse (à esquerda), pai da cantora, o irmão Alex, o namorado Reg Traviss e Janis, mãe da cantora

Mitch Winehouse (à esquerda), pai da cantora, o irmão Alex, o namorado Reg Traviss e Janis, mãe da cantora

MAIS DE 4.600 VIOLINISTAS BATEM RECORDE AO TOCAR JUNTOS POR 5 MINUTOS

Mais de 4.600 jovens violinistas taiwaneses estabeleceram neste domingo (18) um novo recorde mundial ao tocar juntos durante cinco minutos e 30 segundos, anunciaram os organizadores do evento.

No total, 4.645 crianças e jovens com menos de 18 anos tocaram os instrumentos ao mesmo tempo em um estádio do condado de Chanhua, na presença de um representante do "Guiness Book".

"Estabelecer um recorde mundial não era nosso objetivo. A meta era apresentar um programa de promoção do ensino musical para estudantes", comentou um representante do governo local.

O recorde anterior era de 1925 em Londres, com 4.000 violinistas.

Sam Yeh/France Presse

Estudantes de 170 escolas participaram

Estudantes de 170 escolas participaram

Sam Yeh/France Presse

O pequenos violistas quebraram um recorde de 86 anos

O pequenos violistas quebraram um recorde de 86 anos

TERREMOTO DE MAGNITUDE 6,8 ATINGE O NORTE DA ÍNDIA

Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu neste domingo a região norte da Índia às 18h10 locais (9h40 de Brasília), informa o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Até o momento não há relatos de danos ou vítimas.

Com profundidade de 20,7 km, o tremor ocorreu no Estado de Sikkim e teve epicentro a 572 km ao norte de Calcutá e 272 km ao leste de Katmandu, no Nepal.

Inicialmente reportou-se que o sismo teria ocorrido a uma profundidade de apenas 10 km, mas o número foi revisado mais tarde pelo USGS.

HOMEM ROUBA ÔNIBUS E BATE EM VÁRIOS CARROS NO RIO

Um homem, aparentemente sob efeito de drogas, furtou um coletivo na manhã deste domingo (18) no terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

De acordo com a Polícia Militar, ele conduziu o ônibus, que estava sem passageiro, até a rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, na zona sul, batendo em vários veículos.

A polícia conseguiu pará-lo e iria conduzir o homem para a 15ª DP (Gávea). Ainda segundo a PM, não houve feridos durante a perseguição.

ABÓBORA ENCONTRADA EM PÉ DE PÊRA CAUSA ESPANTO

Um casal de agricultores em Iowa, nos Estados Unidos, se espantou ao perceber que uma abóbora crescia em sua pereira.

Phil e JaNelle Lovely dizem não saber como a abóbora foi parar ali, mas a suspeita é que um dos ramos da aboboreira tenha subido na árvore, fazendo parecer que o legume fosse mais um fruto.

JaNelle diz que as pessoas têm parado para ver a abóbora desde que ela foi descoberta.

A colheita só deve ser feita quando o "fruto estranho" ficar maduro, ou seja, cor de laranja.

Associated Press

Abobóra brota em pé de pêra e assusta agricultores

Abobóra brota em pé de pêra e assusta agricultores

DILMA CHEGA A NY PARA REUNIÃO COM OBAMA E ASSEMBLEIA DA ONU

A presidente Dilma Roussef chegou na manhã deste domingo a Nova York, onde será a primeira mulher a abrir uma sessão da ONU, na quarta-feira (21), ao discursar na 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Com duração de cinco dias, a viagem inclui ainda uma reunião com seu colega americano, Barack Obama, e outros quatro chefes de Estado.

Segundo a Agência Brasil, Dilma não tem compromissos marcados para o domingo, dia em que pretende descansar e se preparar para a agenda intensa que começa na segunda-feira (19) e termina na quinta-feira (22), incluindo encontros privados com os líderes dos EUA, França, Reino Unido, México e Nigéria.

Roberto Stuckert Filho/Presidência

A presidente Dilma Rousseff é cumprimentada na chegada ao Hotel Waldorf Astoria, onde ficará hospedada

A presidente Dilma Rousseff é cumprimentada na chegada ao Hotel Waldorf Astoria, onde ficará hospedada

Na segunda-feira Dilma conversa com Michelle Bachellet, ex-presidente do Chile e chefe da agência ONU Mulher, para discutir esforços conjuntos que podem ser desenvolvidos para incentivar a participação das mulheres em ações políticas e institucionais no mundo.

Também no dia 19, a presidenta participa da reunião sobre doenças crônicas não transmissíveis cujo objetivo é discutir a prevenção e o controle no mundo com foco nos desafios sociais e econômicos.

Na terça, encontra-se com Obama para dar continuidade aos assuntos já discutidos em março, quando o líder americano esteve no Brasil.

Mais tarde, receberá o prêmio Woodrow Wilson para Serviços Públicos, concedido pelo instituto Woodrow Wilson International Center for Scholars, que já foi outorgado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns (morta em 2010).

Com o francês Nicolas Sarkozy conversará sobre a crise econômica mundial, os impactos dos conflitos nos países muçulmanos, além de questões sociais envolvendo saúde e combate à pobreza.

A presidente ainda participará dos debates do grupo denominado Governo Aberto --que engloba 60 países que se comprometem a discutir e executar políticas públicas transparentes.

ONU

Na quarta-feira (21) o dia será dedicado à abertura da 66ª Assembleia Geral da ONU. Segundo assessores, Dilma pretende, em seu discurso, mencionar os efeitos da crise econômica internacional, a preocupação com os conflitos nos países muçulmanos, a necessidade de adotar medidas que levem ao desenvolvimento sustentável --lembrando a Conferência Rio+20 que ocorrerá em 2012 no Rio de Janeiro-- e a defesa da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O primeiro discurso corresponde por tradição ao Brasil e esta será a primeira vez que o encontro dos líderes mundiais será inaugurado por uma mulher, destacou o porta-voz.

Na quinta-feira (22) a presidenta retorna para o Brasil, mas antes conversará sobre uma das principais preocupações da comunidade internacional: a segurança nuclear.

As atenções se redobraram depois dos acidentes radioativos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, em março deste ano, no Japão. Também no dia 22, Dilma conversará sobre a necessidade de os líderes mundiais se comunicarem antes de tomar decisões e partir para a ação --a denominada diplomacia preventiva.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...